31/07/2020

Prefeitura de Bento prepara decreto para obrigar empresas a usarem plataforma de rastreamento da covid-19

Smart Tracking já pode ser usada de maneira voluntária pelos estabelecimentos

A plataforma Smart Tracking, disponibilizada nesta semana em Bento Gonçalves, passará a ser obrigatória para empresas da cidade nos próximos dias. A prefeitura prepara um decreto que determinará que os estabelecimentos de todos os setores utilizem a ferramenta que permite rastrear possíveis contaminados pelo coronavírus. 

O sistema funciona a partir de um cadastro feito pela empresa que gera um QR Code. Com o código impresso em cartazes, as pessoas que acessarem determinado local podem fazer a leitura dele, o que garantirá o armazenamento de informações sobre o estado de saúde dela. Caso nos dias seguintes ela apresente sintomas e procure um serviço de saúde, todas as pessoas que estiveram no mesmo local que ela no mesmo espaço de tempo recebem um alerta, com orientações sobre as medidas a serem tomadas. O uso por parte do cidadão não será obrigatório. Mas quem quiser usar terá apenas de ter um leitor de QR Code e fazer um cadastro.

O secretário do Turismo, Rodrigo Ferri, explica que o serviço é gratuito tanto para empresas quanto para a população em geral. Segundo ele, os dados serão mantidos de forma confidencial, sem que ninguém seja informado sobre quem é a pessoa com suspeita da doença.  

— Pode contribuir em muito para ter uma retomada de toda a economia, levando em conta em primeiro lugar a segurança. Em vez de tu fechares uma cidade inteira, ela (a plataforma) visa alertar pessoas com possível contaminação para adotarem rígidos protocolos de segurança (sanitária).  

A data em que o decreto será editado ainda não está definida. O texto está sendo preparado, mas a tendência é que na semana que vem ele seja finalizado. Enquanto isso, as empresas podem aderir voluntariamente, a partir de um link disponível no site bento.tur.br. As empresas de ônibus que operam na cidade, por exemplo, já iniciaram o uso.  

A plataforma foi desenvolvida por uma startup de Florianópolis.  

 

Fonte: Pioneiro - CLICRBS