29/09/2020

3º Congresso SST chega ao fim após cinco dias de atividades

Este ano, o congresso ocorreu totalmente em formato virtual, entre os dias 22 e 28 de setembro.

Na tarde desta segunda-feira, dia 28 de setembro, ocorreram os últimos três talk shows da programação do 3º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho – Congresso SST. Com isto, chega ao fim mais uma edição do maior congresso multidisciplinar prevencionista do Brasil, que neste ano ocorreu totalmente em formato virtual, entre os dias 22 e 28 de setembro.

Nesta tarde, as apresentações dos cases ganhadores do Prêmio Proteção Brasil 2020 focaram nos assuntos: sistemas de gestão, gestão de terceirizados e ações preventivas e corretivas de SST.

Das 15 às 16 horas, ocorreu o talk show ‘Sistemas de gestão’, moderado por Guglielmo Taralli, doutor em Engenharia Química, professor em cursos de Pós-Graduação nas áreas de Segurança e Meio Ambiente e consultor de empresas em Sistemas de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho.

A primeira apresentação foi do case ‘Implantação do Programa de Prevenção de Fatalidades em Grandes Projetos’, com Javier Marcondes Torrico, engenheiro de Segurança do Trabalho, gerente Sênior de HSE (Environment, Health and Safety) da Alunorte Alumina do Brasil SA. Este trabalho tinha como demanda a implantação de um sistema robusto de HSE com uma abordagem específica para prevenção de fatalidades na indústria da construção.

Após, seguiu com o destaque do case ‘Aplicativo – Programa de Olho no Risco’, com João Antonio Piccini, engenheiro de Produção Mecânica e Segurança do Trabalho, coordenador de Segurança e Saúde Ocupacional da Cofco International Brasil SA. Conforme apresentado por Piccini, com este projeto foi possível reduzir em 92% no acidentes reportáveis entre os anos de 2015 e 2019.

Para encerrar este talk show, Amanda Archer Gonçalves Costa, formada em Serviço Social com MBA nas áreas de Qualidade, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e analista de HSE na OI, explanou sobre o case ‘Protege Você, Protege a OI!’. De acordo com Amanda, entre os resultados deste projeto, destaca-se que “os ganhos no processo resultaram na redução expressiva do número de acidentes contribuindo diretamente para os ganhos da empresa e melhoria do ambiente de trabalho’.
 

TERCERIZADOS

Já, das 16 às 17 horas, foi realizado o talk show sobre ‘Gestão de Terceirizados’, com a moderação de Sebastião Ferreira da Silva, técnico de Segurança do Trabalho e 1º Secretário do Sindicato dos Técnicos de SINTESP (Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo).

As apresentações começaram com o case ‘SESMT Comum – Implantando um Novo Modelo de Gestão de Saúde e Segurança’, com Bruna Macedo, médica do Trabalho, com pós-graduação em Higiene Ocupacional, e trabalha no SESMT Comum à serviço da Anglo American Minério De Ferro Brasil SA. Segundo explicado pela Bruna, com a adesão das contratadas ao SESMT Comum, a saúde e segurança da empresa passaram a ser monitoradas de forma satisfatória no que diz respeito a controle de absenteísmo, realização de inspeção de Saúde e Segurança focadas, acompanhamento e investigação de incidentes, entre outros tópicos.

Em seguida, Amanda Martins da Silva, engenheira química, de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e Sustentabilidade e coordenadora de Segurança Logística da Ipiranga Produtos De Petróleo SA, explanou sobre o case ‘Campanha Marítimo 5 Estrelas’. De acordo com a Amanda, aproximadamente 450 marítimos, pertencentes as oito transportadoras contratadas pela Ipiranga, estão aptos a participar do programa que tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança das transportadoras fluviais contratadas pela empresa através do comprometimento dos marítimos na busca por uma operação mais segura.

E, devido a um imprevisto de agenda, Alonso Monteiro Pedroti, engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, gerente de Segurança do Trabalho da USIMINAS MECÂNICA AS, não pode apresentar o case ‘Sinergia de Contratante e Contratada Garantem Melhor Performance em Segurança’.

 

AÇÕES PREVENTIVAS

Para encerrar a programação de hoje, das 17 às 18 horas, foi realizado o talk show sobre ‘Ações Preventivas e Corretivas de SST’, com a moderação de Cosmo Palasio de Moraes Jr, técnico de Segurança do Trabalho, consultor na área de Segurança do Trabalho e diretor Estadual do SINTESP (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo).

A primeira apresentação foi do case ‘A Segurança Está em Nossas Mãos – Sistema Minas Rio’, com José Heder Aparecido Oliveira, técnico de Segurança do Trabalho da Anglo American Minério De Ferro Brasil SA. Entre as ações desenvolvidas neste projeto, está a 1º SIPAM  (Semana Interna de Prevenção de Incidentes com as Mãos) que desenvolveu atividades em diferentes pontos geográficos ao longo empreendimento para alertar sobre o cuidado com as mãos.

Depois, Paulo Henrique da Costa, médico do Trabalho e coordenador do PCMSO da ArcelorMittal Mineração Brasil destacou sobre o case ‘COVID-19 … Não… Não… Não… !!’. Este trabalho focou em ações para o combate a Covid-19 na empresa, entre elas, estão: criação de um comitê, implementação de políticas e diretrizes de acordo com recomendações das agências reguladoras de saúde, definição de fluxos e critérios de exames para entrada nas unidades, identificação, análise e monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, entre outras.

Para fechar o talk show, foi destacado o case ‘Inteligência Artificial e SST 4.0 na Indústria de Telecomunicações’, por Fabiola Dias Carvalho, formada em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, com MBA em Administração Estratégica e analista de HSE da OI. De acordo com Fabíola, o projeto da empresa desenvolveu o Téo, um chatbot que atende as demandas dos colaboradores por meio de um Técnico de Segurança Virtual, que consegue resolver parte dos problemas relacionados à SST, assumindo um papel de interlocutor direto com o técnico de segurança mais próximo da região a ser atendida. Por meio da plataforma é possível enviar também atestados médicos e documentos para licença maternidade para a avaliação e cadastro da equipe de Saúde. “O foco é tornar a experiência do colaborador cada vez mais simples, ágil e eficiente”, destaca Fabíola.

O Congresso SST 2020 é uma realização da Universidade Proteção, sendo promovido pela Proteção Publicações e Eventos e patrocinado pelas empresas AthenasBracolDannyMarluvasNexo CS e Volk do Brasil.

 

Fonte: Revista Proteção