04/12/2020

Avaliação de riscos biológicos ganha importância com a Covid-19

A pandemia e as proteções utilizadas especialmente pelos trabalhadores do setor de saúde foram temas de muitas perguntas dos participantes.

A Covid-19 acabou sendo um dos pontos mais importantes da live que a Universidade Proteção realizou na tarde de terça-feira, dia 24 de novembro, com a moderação do jornalista Alexandre Gusmão, diretor da Proteção Publicações. Mais de 500 participantes acompanharam a apresentação dos especialistas em higiene ocupacional Gustavo Rezende de Souza e Reinaldo Morelli sobre Agentes Biológicos, um tema que ganhou maior evidência com a pandemia.

Durante a transmissão, Gustavo Rezende disse que os agentes biológicos são como o primo pobre comparado a outros agentes, como ruído e químico, mas o risco é muito importante e precisa ser considerado especialmente em atividades do setor de saúde, além de atividades ligadas ao abate de animais ou tratamento de lixo.

Morelli lembrou que muitos dos equipamentos utilizados pelos profissionais de SST podem ser adaptados para as avaliações de riscos biológicos e que esta atividade deve crescer muito, criando uma oportunidade profissional que pode ser ocupada pelos profissionais de Saúde e Segurança do trabalho.

Na live, a pandemia e as proteções utilizadas especialmente pelos trabalhadores do setor de saúde foram temas de muitas perguntas dos participantes. O conteúdo completo da live pode ser assistido aqui.

 

Fonte: Revista Proteção