23/12/2019

O que diz o Código de Ética Médica e quais as atualizações sofridas em 2019

A medicina é uma das profissões em que o código de ética possui uma importância ainda maior, por lidar diretamente com vidas.

O código de ética médica é de extrema importância, pois zela pelo exercício da profissão além de beneficiar médicos e pacientes. Com o avanço progressivo das tecnologias, a atitude ética por parte do médico é imprescendível, porque lida com a vida das pessoas.

Recentemente, em abril deste ano, o Código de Ética Médica (CEM) brasileiro foi revisto e atualizado para melhor se adequar às necessidades do mundo atual e dos profissionais e pacientes amparados pelo documento.

A medicina pode ser considerada uma das profissões em que o código de ética possui uma importância ainda maior, quando comparada à outras áreas, pois o médico lida diretamente com a vida, fazendo-se necessário que esse profissional tenha em mente os seus limites, deveres e obrigações perante a sociedade na qual está inserido.

Entre as principais mudanças está o respeito ao médico com deficiência ou doença crônica, assegurando-lhe o direito de exercer suas atividades profissionais nos limites de sua capacidade e também sem colocar em risco a vida e a saúde de seus pacientes. Também houve mudança com relação ao uso das mídias sociais pelos médicos que deve ser regulado por meio de resoluções específicas, o que valerá também para a oferta de serviços médicos à distância mediados por tecnologia.

É evidente que o objetivo principal do documento é proteger aquele que está mais exposto na situação – o paciente –, garantindo que este possua o direito de receber um tratamento adequado em todos os sentidos. Apesar disso, o código também protege o médico no que diz respeito às questões judiciais que esse profissional possa vir a enfrentar.

O Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 2217/2018, publicado em 01/11/2018, entrou em vigor no dia 30 de abril de 2019 e pode ser lido por completo AQUI.