17/03/2021

Fundacentro debate LER/Dort e impactos do teletrabalho na pandemia

Acompanhe dia 18 de março, às 14h, no canal da instituição no YouTube.

O Laboratório de Inovação da Fundacentro realiza a live “LAB TALK [#3] – LER/Dort e os impactos do teletrabalho na pandemia” em 18 de março, às 14h, no canal da instituição no YouTube.

O bate-papo terá a médica do trabalho e mestre em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Adriana Hilu, como apresentadora. Ela faz parte do Laboratório de Inovação e chefia o Centro Regional Sudeste II – Rio de Janeiro. No evento, receberá especialistas com diferentes formações para o debate sobre Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho no contexto da pandemia de Covid-19, considerando o crescimento da modalidade de teletrabalho.

O pesquisador da Fundacentro José Marçal Jackson Filho é um dos debatedores. Engenheiro, mestre e doutor em Ergonomia pelo CNAM (Conservatoire National des Arts et Métiers, da França), é editor-chefe da RBSO (Revista Brasileira de Saúde Ocupacional) desde outubro de 2006. Também participará pela instituição a tecnologista Laura Nogueira, psicóloga com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutora em Desenvolvimento Socioambiental pela mesma universidade e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Entre os convidados externos, está o auditor-fiscal do Trabalho, Marcel Giuliano Silveira de Sousa, que é coordenador estadual dos Projetos de Fiscalização em Ergonomia e Frigoríficos (SP). Ele é fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e possui a aprimoramento em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pela USP de Ribeirão Preto.

Outra convidada é a médica Nadja de Sousa Ferreira, que é mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Medicina do Trabalho, Reumatologia e Medicina Legal e Pericia Médica. Também foi presidente da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) e perita médica federal.
 

Fonte: Fundacentro