02/06/2021

Você sabe o que é SESMT?

O SESMT é um assunto que afeta tanto a saúde humana quanto a saúde financeira da e empresa.

Seja qual for a atividade ocupacional e o ramo industrial, acidentes de trabalho, infelizmente, não são uma exclusividade de determinada área. Em vista disso, por se tratar de um assunto que afeta tanto a saúde humana quanto a saúde financeira de uma empresa, constantemente, são criadas ferramentas que visam a elevar a segurança do trabalho, como é o caso do SESMT.

Entretanto, mesmo sendo um recurso previsto nas leis trabalhistas do Brasil, a aplicação do SESMT, muitas vezes, encontra certa resistência por parte dos empregadores, seja devido à falta de informação sobre a sua importância, seja devido à negligência.

 

O que é SESMT?
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT nada mais são do que colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional.

Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por:
- auxiliares de enfermagem;
- técnicos de enfermagem;
- enfermeiros do trabalho;
- técnicos em segurança do trabalho;
- engenheiros de segurança do trabalho;
- médicos do trabalho.
 

Quais as funções do SESMT?
Regulamentado pela NR 4 e com a principal missão de promover a saúde do trabalho, os integrantes do SESMT têm como função:

- utilizar a Engenharia e a Medicina do Trabalho para reduzir/eliminar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e nas máquinas;
- designar Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para todos os colaboradores que atuam em áreas nas quais o risco não está neutralizado;
- ser responsável técnico pelo plano de saúde ocupacional da empresa, bem como dar suporte medicinal a demandas de emergência;
- estreitar relações com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
- estimular atividades educacionais que têm como objetivo conscientizar os colaboradores acerca da segurança do trabalho.


Quais as vantagens do SESMT?
Sem dúvidas, a principal vantagem dessa ferramenta é a preservação da saúde humana, já que, com ela, de fato, há uma melhora nos quesitos de identificação e controle de riscos ocupacionais.

Além disso, vale destacar que, em casos nos quais o acidente de trabalho não foi evitado mesmo tomando todas as precauções possíveis, a equipe do SESMT desempenha um papel vital. Isso porque ela é a grande responsável por providenciar os primeiros socorros para as vítimas, representando, assim, uma vantagem por garantir a redução dos impactos de um acidente na empresa.


Qual a diferença entre SESMT e CIPA?
Ambas as ferramentas visam preservar a saúde do colaborador em um ambiente de trabalho, contudo, a CIPA tem seu foco na prevenção de doenças e de acidentes de trabalho (essencialmente com a responsabilidade de elaborar meios técnicos para a identificação e a mensuração dos riscos presentes na empresa), já a SESMT se concentra basicamente no parâmetro saúde ocupacional.

Portanto, agora que você já conhece o SESMT, fica mais claro notar o quão importante essa equipe é para a segurança do trabalho na indústria. Vale ressaltar, ainda, que, em casos de dúvida em relação à execução do SESMT (número mínimo de integrantes, parâmetros de obrigatoriedade, entre outros), a Norma Regulamentadora 4 é uma ótima fonte de consulta, já que ela é a responsável por definir essas diretrizes.


Fonte: Delta Plus Brasil