09/06/2021

Artigo sobre SST e o Sofrimento Ético está disponível na biblioteca da Fundacentro

O foco do estudo pauta em compreender as relações entre organização de trabalho e gestão da segurança e saúde do trabalhador.

Está disponível na biblioteca da Fundacentro o artigo Segurança e Saúde no Trabalho e o Sofrimento Ético (clique aqui para visualizar), com autoria da tecnologista da Fundacentro – Escritório Avançado no Pará, Laura Soares Martins Nogueira e com participação de Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira e Márcio Mariath Belloc, ambos da Universidade Federal do Pará.

O artigo teve como princípio analisar um grupo de trabalhadores do sexo masculino, com idades entre 30 e 60 anos e que exerciam atividades em uma empresa da cadeia do alumínio no estado do Pará. O foco do estudo pauta em compreender as relações entre organização de trabalho e gestão da segurança e saúde do trabalhador. 

O estudo apresenta a utilização da Psicodinâmica do Trabalho, sob a ótica do psiquiatra Christophe Dejours, que dialoga sobre as relações dinâmicas entre a organização do trabalho e processos de subjetivação. 

A pesquisa também salienta que construir dispositivos que considerem a relação entre subjetividade e a organização do trabalho na gestão da segurança e da saúde dos trabalhadores pode desencadear em estratégia na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Outros pontos destacados no artigo são a ética no trabalho, considerações sobre o complexo do alumínio na Amazônia Brasileira e as relações entre organização de trabalho e gestão da segurança e saúde do trabalhador.

 

Fonte: Fundacentro