16/06/2021

Brasileiros acreditam que qualificação é insuficiente nos mercados em que atuam, aponta pesquisa

Esta é uma das conclusões de um levantamento da plataforma de cursos online Udemy

A cada 100 profissionais brasileiros, 94 acreditam que a força de trabalho do país não é qualificada o suficiente para um mercado em constante evolução. Esta é uma das conclusões de um levantamento da plataforma de cursos online Udemy, publicado no Relatório Global Lacuna de Habilidades 2019/2020. Outros quatro países fazem parte da pesquisa: Índia, México, Espanha e França.

Os números em relação à lacuna na qualificação são menores principalmente no México (72%) e Espanha (77%). Na França e na Índia, as porcentagens foram de 91% e 92%, respectivamente. A média global é de 83%.

Entre outros destaques está o fato de que 67% dos profissionais brasileiros consideram que o ensino superior não oferece as ferramentas necessárias para um trabalho eficiente. O percentual é maior nos outros países da pesquisa. Na Índia, o número de participantes que acredita que as habilidades que vêm com o diploma são insuficientes é de 82%. Na França, é de 79%. No México, 73%. E na Espanha, de 70%.

Cursos online são um canal para aprendizado de quase metade dos respondentes do Brasil: 47%. Em seguida, estão os treinamentos oferecidos pelas empresas, com 31%. Livros são o suporte de aprendizado de 10%.