26/07/2021

Diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador

É cada vez mais importante falar sobre saúde ocupacional e saúde do trabalhador.

A preocupação com o bem estar dos colaboradores deve ser prioridade de todas as empresas. Por isso, é cada vez mais importante falar sobre saúde ocupacional e saúde do trabalhador.

A primeira surgiu no pós-guerra, quando a indústria começou a avançar e diversificar seus produtos e, também, os agentes e os riscos aos quais os trabalhadores estavam expostos, sejam eles de natureza química, física ou biológica. Com caráter mais preventivo, seu foco está nas adequações que devem ser feitas no ambiente de trabalho para reduzir ao máximo esses riscos.

Já a segunda é um campo de estudos da medicina que data do século XIX, que tem como principal objetivo a integridade física e psicológica, bem como o bem-estar de uma pessoa. Seu foco está na relação entre ocupação profissional, produtividade e saúde, a fim de proteger os colaboradores diante de possíveis riscos tanto do ambiente laboral quanto das atividades que exercem, visando o tratamento do funcionário que já foi ou está acometido por alguma doença.

A saúde ocupacional e a saúde do trabalhador são áreas complementares e, juntas, oferecem maior proteção ao trabalhador e maior produtividade às empresas.


Fonte: Ocupacional