15/11/2021

Como o uso de EPIs garante o bom funcionamento da sua empresa?

O que é EPI? Para que serve?

Uma das prioridades que as empresas devem considerar para um funcionamento adequado de todos os seus setores é a integridade e segurança de seus colaboradores. No ambiente de trabalho podem ocorrer acidentes, e é preciso estar preparado para reduzir ao máximo o dano causado ao profissional.

O que é EPI e qual sua função?

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) têm a função de trazer segurança e proteção ao trabalhador. Estes acessórios incluem protetores auriculares, luvas, capacetes, máscaras, botas, cintos de segurança e até protetores solares específicos, entre outros equipamentos.
 

Normas e regulamentação
Para todas as empresas públicas e privadas que possuem empregados regidos pela consolidação das leis do trabalho (CLT) existem normas regulamentadoras que tratam dos procedimentos referentes à segurança e medicina do trabalho.   

Como previsto em lei, o não cumprimento destas normas por parte da empresa acarretará ao empregador a aplicação de penalidades previstas em lei, assim como autoriza a punição aos empregados que cometerem atos faltosos. Ou seja, tanto para a empresa quanto para o empregado, estes regulamentos são de seguimento obrigatório e garantem o funcionamento e integridade do ambiente profissional.

A norma regulamentadora NR6 faz referência ao uso de equipamentos de proteção, citando obrigatoriedades como o fornecimento gratuito destes acessórios para o empregado e a consulta a um serviço especializado de engenharia em segurança do trabalho para indicar quais EPIs devem ser utilizados para cada caso.
 

Então, investir em EPIs vale a pena?
Além da função de proteger a vida do trabalhador, os equipamentos de segurança também garantem que a produtividade do profissional não seja afetada. Manter o ambiente de trabalho saudável e seguro é a melhor forma de proteger os interesses tanto do empregador quanto da empresa que o contrata.

Conteúdo fornecido pelo parceiro: www.techfercaxias.com.br
(54) 3021 6768 ou vendas@techfercaxias.com.br