29/05/2020

É preciso cuidar da coluna durante o home office

Digitar no computador, mandar e-mail ou fazer outras atividades rotineiras de casa significa conforto? Nem sempre!

Muitas pessoas estão trabalhando em casa, nesse momento, e todo o empenho em manter a postura no escritório em que, geralmente, há uma preocupação com ergonomia, pode ir por água abaixo. Afinal, muitos podem achar que digitar no computador, mandar e-mail ou fazer outras atividades rotineiras sentados no sofá ou até mesmo na cama significam conforto e que não causarão problemas. Mas isso não é verdade, cuidar da coluna é essencial sempre e todos podem e devem fazer isso, inclusive, no home office.

Isso porque a má postura, no geral, pode causar fadiga, dores nos olhos, na cabeça e no pescoço, além de desconforto nas costas, desencadeando até escoliose, hiperlordose, LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e tendinites. Ou seja, sentar corretamente não é algo que possa ser deixado de lado.

O ideal é, primeiro, trabalhar sentado em uma cadeira e de frente para uma mesa, nunca deitado na cama, ou mesmo com o notebook no colo. Além disso, toda a lombar (coluna vertebral inferior) deve ficar apoiada no encosto da cadeira. É possível, inclusive, colocar uma almofada nas costas para ajudar e conseguir manter a postura correta.

E nada de ficar com os pés “pendurados”, eles devem estar encostados no chão ou em um suporte. Quando se trata do punho, saiba que ele nunca deve ficar sem apoio, então, escolha uma mesa que tenha espaço para isso ou uma cadeira com braços em que possa colocar o antebraço em cima. E é preciso estar muito atento à altura do notebook ou do monitor. Se estiver acima ou abaixo da linha dos olhos pode prejudicar a cervical. Então ajuste com livros ou outros objetos se for preciso, para que permaneça alinhado.

Fazer alongamentos durante o dia, alguns intervalos para que levante e se movimente, também são importantíssimos para evitar que a dor se instale. Organize a rotina para inserir esses pequenos períodos de descanso para o corpo.

Quando chegar ao fim do expediente, na hora da diversão, também observe a postura. Naturalmente, nesse período, todos ficam mais relaxados e acabam passando horas “maratonando” séries em plataformas de streaming, ou mesmo lendo, estudando ou acompanhando as redes sociais. E é nesse ponto que a “postura escorrega” no sofá ou na cama e, assim, também podem chegar dores e desconfortos.

A dica é usar um travesseiro no encosto do sofá ou da cama e um outro embaixo dos joelhos, para que a coluna esteja bem apoiada e reta. Também é possível colocar um outro travesseiro em cima da perna para apoiar os braços e mexer no celular ou tablet. Essa fase ruim irá passar, cuide para que, ao final dela, a má postura e as dores não sejam uma herança desse período.

*Gislaine Milena Marton – fisioterapeuta e proprietária da clínica Quality Fisio & Pilates.

 

Fonte: Revista CIPA